

'O Sonho Colectivo' de Andrea Valencia
Como pode ler-se no comunicado oficial da studioteambox, na sequência do trabalho realizado pelo studioteambox e no âmbito da sua programação cultural diversa – nacional e internacional, em maio, a galeria recebe a artista colombiana Andrea Valencia, residente em Lisboa.
De 8 a 29 maio, Andrea Valencia envolve-nos no sentir primitivo americano, no sangue indígena, nos caminhos sagrados e no retorno ao ancestral, que são pele e espírito na sua obra, segundo as palavras de Andrés Uribe Botero.
Nascida em 1973, Andrea é uma artista plástica natural da Colômbia. Tendo estudos em Artes Plásticas, foi na Antropologia onde encontrou grandes possibilidades para estruturar as suas pesquisas e respostas. Foi professora de Pintura e de Novas Praticas Artísticas Contemporâneas para os estudantes do último ano de Belas-Artes da Universidade de Cali. Aproveitou aquela altura, para propor alguns temas da politica na arte, ou de outra forma, a chamada «Arte política»; desta forma, a sua visão centrou-se em todo o tipo da linguagem plástica que tinha relação direita com os processos sociais: o poster politico chinês, o street art, o pop art, diferentes formas da intervenção urbana, a povera art e a arte latino-americana.
Em 2012 esteve pela primeira vez em Portugal a participar no projeto de intervenção urbana «Desobediência Civil» no espaço alternativo Tubo d´Ensaio das Artes, na Figueira da Foz, em parceria com o artista plástico português Sérgio Nogueira. Vive há um ano em Lisboa.
Para saber mais consulte o evento no Facebook: http://on.fb.me/1rdAzaI